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Entenda como as marcas definem tamanhos e escolha melhor suas roupas.





Não fique triste se você for a uma loja e descobrir que veste um número maior do que o habitual. Cada marca de roupa tem uma tabela de medida própria. Apesar de existir um estudo com os tamanhos mais comuns das partes do corpo chave para definir as numerações de uma roupas, as lojas têm padrões próprios.


Leia o artigo, a compreensão desse tema vai mudar a forma com que você escolhe suas peças. Vamos lá!


O padrão de tamanho de cada marca

Neuzi explica que a maioria das marcas de vestuário usam como padrão o corpo do fundador da empresa. “As pessoas chegam aqui e dizem que elas são o tamanho M da marca. A partir das medidas dela eu faço a escala para definir o PP, P, G, GG e outras medidas que a marca tiver, no caso de calças com o 38, 40, por exemplo”.


A modelista afirma que é por isso que há tanta variação de uma marca para outra. Alguém que veste P em uma loja pode vestir M ou até G em outra.


Encontre as marcas com melhor modelagem para você

Além de definir as particularidades das medidas de cada peça de roupa, a modelista define a modelagem. É ela um dos principais fatores que vão definir o caimento de uma peça no corpo.


Como não existe um #padrão nacional de medidas de roupa, e o molde inicial normalmente é do fundador da marca, há diferentes tipos de modelagem também. As peças de uma loja que tem uma mulher com curvas vai favorecer quem tem biotipo similar. A mesma situação acontecerá com uma grife que tem à frente alguém com o corpo mais reto. A roupa tenderá a vestir melhor quem tem as medidas mais enxutas, menores.


Por isso, por mais que você considere que uma marca tenha peças lindas, se ela não tiver a modelagem adequada ao seu biotipo, as roupas não vão cair bem. Dessa forma, o melhor a se fazer é procurar por outras lojas, você ficará mais bem vestida quando encontrar as marcas que vestem melhor você.


Diferença em centímetros de um tamanho para outro

Segundo Neuzi, a diferença de medida entre um tamanho e outro é de, normalmente, quatro centímetros, divididos entre as laterais da frente e das costas. Parece pouco, mas faz muita diferença na forma que a peça cairá no seu corpo. Também há quem prefira peças mais justas e mais largas. Assim, a escolha de tamanho pode ser até algo pessoal. Na medida (literalmente), do possível.


Há tentativa da padronização de tamanhos?

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) tem tabelas com medidas de referência do corpo masculino, infantil e feminino. Foi feita uma ampla pesquisa para se chegar a média das medidas do corpo brasileiro que definem as numerações das roupas. Porém, Neuzi e Gil afirmam que as lojas não seguem essa padronização. O parâmetro mais comum é mesmo o corpo de quem está à frente da confecção.


Assim, existem Ps mais amplos ou tamanhos Gs mais slim. Tudo depende do que o diretor da marca usou como referência para definir os tamanhos.


O lado bom da falta de padronização de medida entre as marcas é que há diversos tipos de corpos. A média de tamanhos nem sempre consegue atender à demanda de todos. Assim, basta ter paciência para encontrar o tamanho ideal.


Fonte: W3 Uniformes


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